3 TIPOS DE PUBLICAÇÕES NAS REDES SOCIAIS PARA APRESENTAR ROTEIROS TURÍSTICOS

01/05/2017

Quando o assunto é turismo o roteiro é umas das partes mais importantes no processo de vendas. É através do roteiro que o seu cliente vai saber detalhes da viagem como hotel, passagens, locais mais visitados e muito mais.
 
Dentro da sua comunicação onde e como você está apresentando o roteiro da viagem? Um dos erros mais comuns é divulgar uma imagem única com todas as informações do pacote nele, as famosas lâminas dos fornecedores. Essas imagens são na sua maioria criadas para divulgação via e-mail marketing e não seguem as especificações de tamanho para redes sociais, além das informações estarem distribuídas de forma pouco atrativas para as redes. Normalmente o roteiro é um texto longo com muitas informações, e esse formato não combina com as redes sociais que é o local de maior divulgação turística. Mas neste artigo irei explicar 3 formatos para você apresentar o seu serviço nas redes sociais que irá trazer maior destaque e resultados.

1 - ARTIGO EM SITE / LINK PÁGINA
Se você possui um site ou blog a melhor opção é colocar o roteiro completo com fotos e dicas e compartilhar direto nos perfis nas redes sociais. Dessa forma você está criando um conteúdo qualificado para suas redes e ainda divulgando seu site. Pois é muito importante que as pessoas conheçam onde podem procurar mais roteiros de viagens. Porém nem todas as redes aceitam links diretos algumas você terá que trabalhar uma imagem do destino e colocar o link para o roteiro na descrição.

Exemplo de link compartilhado na página do Facebook.
Fonte: Facebook  UGART

Exemplo de Foto com link na descrição - O texto da descrição precisa ser chamativo e o link precisa ser curto, é interessante customizar o link.
Fonte: Facebook UGART


2 - NOTA NA PÁGINA DO FACEBOOK
Essa é uma ótima opção para quem não tem site ou blog, pois a nota dentro da página do Facebook é um recurso estilo artigo onde você pode colocar capa, texto, imagens e links. Nessa criação é preciso ter atenção para a capa, título e o início do artigo, que precisa ser bem atrativo.
Esse recurso também pode ser usado por quem tem site e já colocou o roteiro lá mas quer apresentar dentro da página de forma diferenciada. Pode usar as notas para dar uma dica de passeio no destino e no final do texto linkar para o seu site. Funciona muito bem e proporciona um ótimo alcance.

Exemplo de nota no Facebook: É assim que a nota aparece na timeline dos seus seguidores. O importante dessa forma de apresentar seus serviços é aproveitar as partes de destaque como capa, título e um resumo dos primeiros parágrafos.

3 - APRESENTAÇÃO MULTIMÍDIA / VÍDEO
Sim por que não apresentar um roteiro em vídeo? O alcance dos vídeos nas redes sociais é enorme e a público prefere comunicações dinâmicas. Quando você opta por apresentar um roteiro em vídeo precisa prestar atenção a alguns aspectos. O vídeo precisa ter uma abertura (vinheta) onde vai o nome do pacote e a data de saída e depois trabalhar o roteiro dia a dia. O ideal é que não sejam usados textos longos e é legal focar em chamadas sobre os locais visitados e as experiências que o cliente terá nesses locais, por exemplo, passeio de bonde, mini cruzeiro, etc. Focar nos passeios é o que traz mais resultado nesse tipo de publicação. A trilha tem que ser animada, pode ser apenas instrumental, porém alegre e atraente.
Nesse formato o texto do descritivo também é importante. Aproveite para colocar algumas informações complementares ou colocar o link de acesso ao site para maiores informações. Se você não tem site mas criou uma nota com esse roteiro pode colocar o link ali na descrição também.


Exemplo de apresentação multimídia / vídeo
 

  Esses são os 3 formatos que você pode utilizar nas redes sociais. Com minha experiência posso dizer com certeza que eles irão dar muito retorno para sua página.

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Mari Gonçalves
Diretora de Marketing da Conteúdo Ativo

 



 

 

 
 
 
 

 


 


 


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