COMO PLANEJAR SUA COMUNICAÇÃO PARA 2017

28/12/2016

Faltando uma semana para terminar 2016 já é hora de avaliar o que foi feito este ano, para poder repetir o que foi bom e melhorar o que não deu tão certo assim. O primeiro passo é planejar as ações de 2017 e não entrar o ano novo sem um foco para sua empresa.
Aqui na Conteúdo Ativo e para os nossos clientes costumamos planejar um mês cheio e os outros meses do ano deixamos marcado as datas comemorativas relevantes para cada negócio. Mas a quantidade de meses cheios que você vai planejar, fica a seu critério. Se o seu negócio não tem tanta variação de assuntos dentro de um ano, é possível deixar uma quantidade maior de meses planejados.
O que queremos dizer com mês cheio?

As quatro semanas do mês já todas planejadas, com os dias completos e todos os assuntos escolhidos.
Agora vamos ao passo a passo para você acertar na organização do ano novo.
1º PASSO:
Escolher o formato que irá trabalhar a sua planilha de ações. Aqui gostamos de tudo on line e de fácil acesso. Com isso sugerimos uma planilha no Google Drive com os seguintes tópicos: Data, categoria, formato, título e mídia.  

Outra ferramenta ótima para organizar suas tarefas do ano é o KanbanFlow um site totalmente GRATUITO. Nele é possível fazer um cadastro e ir organizando por tarefas e você ainda recebe notificações por e-mail se alguma tarefa está atrasada. E o melhor é que você só precisa arrastar a tarefa de uma aba para outra para colocar ela como concluída.

Ele é todo em inglês mas é possível personalizar o nome das abas. Você também pode separar suas categorias por cores, o que torna a planilha muito prática.


E dentro de cada tarefa é possível organizar um descritivo. Algo bem bacana é a possibilidade de compartilhar suas tarefas com outros colegas. Eles só precisam ter login e você precisa convidá-los para visualizar.

2º Passo: Escolher as categorias que serão trabalhadas. É como se fosse as abas do menu de um site, separar por assuntos. É importante não ter muitas categorias para não se perder durante o ano. Foque em 05  a 10 categorias e trabalhe bem elas em 2017. Por exemplo uma agência de turismo, pode trabalhar os seguintes tópicos: Destinos nacionais, destinos internacionais, documentação, férias de verão, férias de inverno, feriados, entre outros. Fique atento, uma categoria não pode ser muito específica, por exemplo carnaval, ele está dentro de feriados, se fosse uma categoria renderia poucos artigos e apenas em determinadas datas do ano e você precisa que a categoria renda assunto o ano inteiro.

 

3º Passo: Escolha os feriados / datas comemorativas que você irá trabalhar durante o ano. Lembre-se que você não precisa fazer uma publicação para cada data comemorativa do ano, você precisa fazer para aquelas que tem relação com o seu negócio. Escolher bem essas datas, faz com que você trabalhe elas de forma mais criativa e focada. Depois de selecionar já marque elas na sua planilha.

4º Passo: Agora comece a trabalhar os assuntos dentro de cada categoria e o formato que você prefere para falar dela, se será vídeo, texto, dica rápida em card em mídias sociais. E já coloque na coluna do título. Lembre-se esse título não precisa ser definitivo. Você pode aprimorá-lo na hora de executar a ação.


5º Passo: Deixe alguns dias vazios na planilha para encaixar alguma novidade do seu mercado ou da sua empresa. Se você deixar um dia vazio na semana, será mais fácil de organizar suas tarefas do que ter que mexer na planilha do mês todo.

6º Passo: Algumas pessoas gostam de já colocar as palavras chaves que serão usadas na planilha. Como dica deixe para pesquisar as palavras chaves na semana que for publicar. Pois os termos que estão sendo mais pesquisados eles mudam e você correria o risco de publicar com palavras chaves que não estão sendo mais tão pesquisadas assim. Já postamos aqui mas vale lembrar. O site Keyword Tool ajuda a achar as palavras mais pesquisadas nos mecanismos de busca.

Esses foram nossos 6 passos para seu 2017 ficar mais fácil e prático. Se gostou compartilhe e se souber de algum amigo que precisa organizar seu ano também, envia para ele. Dúvidas manda um e-mail que teremos prazer em ajudar.

 
Mari Gonçalves
Diretora de Marketing da Conteúdo Ativo


 


Compartilhe este artigo

Receba nossas novidades por e-mail!