ENTENDA COMO FUNCIONA: PERFIL X PÁGINA - ONDE A MÁGICA ACONTECE?

21/08/2017

Como vocês já sabem eu tenho uma longa caminhada com o marketing digital e mais ainda com o Facebook. E ainda me impressiono quando vejo empresas trabalhando seu marketing on line com um perfil pessoal dentro da rede. 
Antes de explicar melhor esse assunto de perfil pessoal e página vou colocar abaixo as definições de cada um com as palavras do próprio Mark Zuckerberg. 

PERFIL - Perfis são criados para se conectar com amigos.
PÁGINA - Páginas são o seu canal no Facebook para mostrar o seu negócio.

Já escutei alguns argumentos sobre o por que algumas pessoas escolheram ter um perfil ao invés de ter uma página ou até ter os dois. Muitas empresas utilizam um perfil com nome fictício como por exemplo “ EMPRESA XX - MARKETING “ para administrar a sua página. Um dos por quês que já escutei foi o seguinte: 
“Em um perfil posso convidar pessoas para serem minhas amigas e ver minhas publicações”.
Analisando essa afirmação já conseguimos ver uma única palavra que demonstra o erro, a palavra amigas. Nem sempre quem é seu amigo será cliente, será um seguidor da tua marca e produtos.

Outro ponto importante para se analisar é que o Facebook não entrega as suas publicações a todos os seus amigos, ele entrega para aqueles que você se relaciona mais. Você pode comprovar isso olhando a timeline do seu perfil, nela você verá basicamente sempre as publicações das mesmas pessoas. E se você não rolar um bom tempo a página não verá publicações de muitos amigos diferentes. Postando em um perfil você está publicando para uma base de 20 a 30 amigos que não são seu público alvo. Com base nessas informações já vemos uma desvantagem em manter esse perfil. Alimentar um perfil que não possibilita a opção de criar anúncio direcionado ao público alvo é um gasto  desnecessário de investimento e tempo.  
Abaixo uma tabela para ajudar você a visualizar de forma clara as diferenças entre perfil e página: 


 

Outro ponto bem importante é que o Facebook está cada vez mais alerta a perfis fakes e perfis com nomes de empresa. Quando a rede decide fazer uma “geral”, quem tem perfil fake é excluído, e as vezes nem são perfis fakes, são pessoas que colocam seus apelidos ao invés de nome e o Facebook entende que  não são pessoas de verdade e exclui sem chance de conseguir de volta. Quando uma empresa que tem perfil cai nessa “geral”, o Facebook transforma esse perfil em página e é agora que começa a ficar complicado.

Vou contar como isso funciona pois aconteceu comigo?
Eu trabalhava em uma empresa e ela tinha um perfil com nome fake “Empresa XX Comunicação” que era usado para administrar a página oficial da empresa. Os dois locais tinham um número considerável de seguidores e não era o mesmo público. 
Um dia eu fui entrar no Facebook e me informaram que meu perfil estava virando página e que eu deveria colocar uma pessoa como administradora. Como eu já sabia que um dia isso poderia acontecer não entrei em pânico, mas começaram as dores de cabeça. Neste momento eu estava com 02 páginas da empresa. Sim duas, a página que eu já tinha e a nova que tinha virado por causa do perfil, e todos os amigos daquele perfil foram informados que estava acontecendo essa troca. Imagina a confusão na cabeça dos clientes?

Os seguidores estavam sendo direcionados para uma página sem conteúdo, sem informações de contato, serviços, sobre, nada... a página tinha apenas nome e foto. Então eu entrei em contato com o Facebook e pedi a mesclagem dessas páginas. O Facebook permite que você mescle duas páginas, transformando em apenas uma, mas para isso as páginas tem que ter nomes parecidos, conteúdos parecidos, tudo tem que combinar. E no meu caso no nome do perfil que virou página tinha um comunicação que me atrapalhou bastante. Foram 14 dias de conversa com o Facebook e nem sempre esse contato é algo acessível. Nesse período eu alimentei a página oficial com conteúdo normalmente, mas tive que parar campanhas externas que pudessem influenciar a pesquisa pelo nome da empresa no Facebook. Pausei anúncios até ter uma definição do Facebook sobre a mesclagem. Foi um incômodo que poderia ter sido evitado se tudo tivesse sido feito certo desde o início.

Então como deve ser feito essa criação da página?
Uma pessoa deve criar a página para o seu perfil ficar como administrador. Normalmente é o dono da empresa ou uma pessoa próxima. Depois nas configurações é possível colocar mais pessoas para ajudar na criação de conteúdo, porém com funções não administrativas, o que te permite uma segurança.
As funções são: 

EDITOR - Pode enviar mensagens e publicar como a página, responder e excluir comentários na página, criar anúncios, ver qual administrador criou uma publicação ou comentário, visualizar informações, responder e excluir comentários do Instagram na página e editar detalhes da conta do Instagram na página. 

MODERADOR - Pode enviar mensagens como a página, responder e excluir comentários na página, criar anúncios, ver qual administrador criou uma publicação ou comentário, visualizar informações e responder comentários do Instagram na página. 

ANUNCIANTE - Pode ver qual administrador criou uma publicação ou comentário, criar anúncios e visualizar informações. 

ANALISTA - Pode ver qual administrador criou uma publicação ou comentário e visualizar informações. 

COLABORADOR AO VIVO - Pode transmitir ao vivo como a página a partir de um dispositivo móvel. Não pode: comentar como a página, criar anúncios, acessar as Ferramentas de Publicação ou visualizar informações.

Essa é a forma correta de fazer a mágica acontecer. Pois tudo que a sua empresa precisa está nas funções de uma página de negócios no Facebook. 

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Mari Gonçalves
Diretora de Marketing - Conteúdo Ativo

 

 

 


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