MERCADO DE TURISMO - POR QUE FOCAR NA CONSULTORIA E MENOS EM PREÇO?

22/05/2017

Muitas empresas que atuam no mercado de turismo chegam até mim com um objetivo único: “quero aumentar minhas vendas”. E não são somente as do trade do turismo, mas esse é um desejo de toda empresa de qualquer segmento, que irá iniciar uma comunicação. Minha resposta é: NÃO foque no preço.
    Alguns anos atrás eu iniciei minha trajetória como palestrante com foco em redes sociais para agências de turismo. E muitas agências me relatavam o medo dos grandes sites que vendem on-line passagens, hotéis, ou até pacotes completos, com preços muito baixos. Algumas empresas tinham o desejo de ter um site com buscas e venda toda on-line, para poder diminuir custos e vender mais barato. Mas esse não é o caminho, pois os grandes sites tem preços quase impossíveis de serem cobertos. Porém não estou dizendo que uma agência não deve ter um site com venda on-line, pelo contrário, deve ter. Isso auxilia muito, mas não é a solução. A solução é vender CONSULTORIA.
    Os grandes sites não se preocupam em ofertar uma assistência ao cliente porque ele tem preço. A sua agência tem algo muito melhor que é conhecimento, pessoas, apoio ao cliente. Agora vou passar algumas dicas de como apresentar uma boa consultoria utilizando as ferramentas digitais.
DICA 1 - Inclua dicas de passeios nos roteiros
    Se você tem um site ou blog onde coloca seus roteiros turísticos, nos dias livres do roteiro sugira dicas de passeios, inclua fotos e/ou vídeos. Se alguém da agência já fez esse roteiro e quer usar fotos próprias melhor ainda. Isso evita que o cliente tenha que sair do seu site para ir pesquisar dicas em outros locais. E mostra que você entende do assunto.

DICA 2 - Monte artigos com temas básicos em uma viagem

    O que é um “tema básico na viagem”? É aquilo que certamente seu passageiro terá que fazer. O seu cliente precisa se alimentar, então um artigo com os melhores restaurantes em determinada cidade ou os restaurantes temáticos, irá fazer muito sucesso. O mesmo pode ser feito para hotéis, meios de transporte, museus, teatros, etc. Lembre-se que se você já visitou a cidade da qual vai escrever é muito importante citar isso no seu texto. Contar sua experiência e mostrar fotos pessoais muda a forma como o cliente recebe essa informação.
DICA 3 -  Mostre o novo de cada destino
    Falar do básico com propriedade já é bom para sua empresa. Mas dominar o novo vai dar um plus na sua comunicação. Busque saber de passeios e atrações fora do comum, que ainda não sejam muito conhecidas pelo grande público. Por exemplo, falar de trens de luxo, algo pouco explorado pelos turistas brasileiros e que são destinados a públicos bem específicos. Busque materiais publicitários e divulgue em todos os seus meios de comunicação, para mostrar que está ofertando algo diferenciado.

DICA 4 - Compartilhe todo seu conteúdo     

Depois de montar tanto conteúdo é preciso compartilhar em todos os seus canais. Lembrando que sempre deve-se prestar atenção ao formato de cada local onde irá divulgar. Por exemplo na sua página do Facebook pode-se usar o link do site, mas no Instagram terá que trabalhar uma foto sobre o assunto e colocar o link na descrição, e assim por diante. Não deixe seu conteúdo apenas no seu site ou apenas em uma rede social, ele precisa estar em vários locais e todos esses locais precisam estar conectados.

Essas foram quatro dicas que se forem colocadas em prática, tenho certeza que irão agregar muito ao seu negócio.

Se quiser saber mais detalhadamente sobre redes sociais, como fazer um planejamento, quais tipos de postagens usar e como, clica no link e adquira meu e-book Redes Sociais para Agências de Turismo. Este e-book fará diferença na comunicação de sua empresa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Até o próximo artigo :)
Mari Gonçalves
Diretora de Marketing da Conteúdo Ativo

 


Compartilhe este artigo

Receba nossas novidades por e-mail!