QUAIS COMPORTAMENTOS EVITAR NA SUA PÁGINA

21/08/2017

Algumas semanas atrás publiquei um artigo sobre a diferença entre página e perfil pessoal que você pode ler aqui. Agora quero apresentar algumas práticas que devem ser evitadas quando se trata de página empresarial.
Normalmente as pessoas acreditam que ao tomarem a decisão de ter uma página no Facebook e iniciar postagens já estão fazendo marketing. E às vezes não tomam o devido cuidado com os temas das suas publicações. Uma dica valiosa é seja NEUTRO, a sua empresa não deve ter posições polêmicas dentro da rede. Abaixo explico melhor em tópicos. 
 
POSIÇÃO POLÍTICA E RELIGIOSA 
Já ouviram aquela famosa frase “política e religião não se discutem” ? E é exatamente assim. Se sua página não tem um foco político e religioso que irá conversar diretamente com um público específico, o melhor é evitar esse tipo de publicação. Quando você oferece um produto que serve para pessoas em geral, é muito complicado saber suas posições políticas e religiosas com antecedência. Nesse caso opte por ser neutro, isso também demonstra um respeito a todos os pontos de vista. 
 
OPINIÕES SOBRE FUTEBOL
Esse é outro tema que pode se tornar bem polêmico quando a sua página não tem esse foco principal. Mas é um assunto que tem algumas exceções, por exemplo época de Copa do Mundo, que é quando todos torcem para um único time. Outro exemplo: seu ramo é varejo e vende produtos focados no futebol, ou até mesmo quando algum time prática alguma ação bacana que vale a pena compartilhar, faz sentido e está no contexto do seu negócio. 
 
FALAR MAL DA CONCORRÊNCIA 
Jogar indiretas, criticar abertamente ou criar discussões na rede com concorrentes é péssimo em vários sentidos. Primeiro demonstra falta de ética e de boas práticas, segundo transparece que sua empresa está insegura com os próprios produtos ou serviços. E o público percebe esse comportamento e o encara de forma negativa. Não é necessário rebaixar o concorrente para você se destacar. Agir assim só vai trazer repercussão negativa.
 
MISTURAR PESSOAL COM PROFISSIONAL
Aqui também é preciso muita atenção. Muitos profissionais que têm página no Facebook por exemplo são microempreendedores individuais, ou profissionais liberais, mas isso não significa que se deve misturar o lado pessoal com o da sua empresa. Suas crenças pessoais, seus gostos, suas opiniões não devem aparecer na página da empresa, pois seu público pode não compartilhar dos mesmos pensamentos. Tenha ética, afirme a filosofia da empresa, mas sempre pense nesses aspectos de forma profissional. 
 
Estas foram algumas dicas, mas virão mais por aí. Diga nos comentários se você tem algum assunto que acha que deveria ser evitado. Quero saber sua opinião. Até o próximo artigo.

E se você é micro ou pequeno empresário e não tem como investir em uma agência para gerenciar sua rede social, eu tenho uma super dica para você.
Curso Facebook Primeiros Passos já está disponível em vídeo para você aprender como configurar sua fanpage, criar conteúdo e também aprender como fazer seu primeiro anúncio no Facebook Ads. Clique aqui e saiba mais sobre o curso. 
 
Mari Gonçalves
Diretora de Marketing - Conteúdo Ativo


Compartilhe este artigo

Receba nossas novidades por e-mail!