SAIBA COMO GERAR RESULTADOS COM VÍDEOS

02/03/2017

Nos últimos anos os vídeos entraram com tudo nas redes sociais. O Snapchat foi criado só para compartilhar vídeos curtos, como o Instagram já vinha fazendo. O fenômeno dos “youtubers” é outro sinal e o investimento do Facebook em vídeo só comprova o que já vem sendo dito a dois anos, o vídeo não é uma tendência, ele já está consolidado como um recurso indispensável para captar atenção.
 

Tenho experiência de 7 anos com audiovisual, seja escrevendo roteiros, dirigindo ou editando vídeos. E neste tempo pude perceber a imensa procura e interesse que o vídeo conquistou junto ao público, principalmente nas redes sociais.
 

Mas porque este interesse? Qual a motivação do Facebook em criar as lives e aumentar alcance orgânico dos vídeos subidos diretamente na plataforma? Recentemente entrevistamos a estrategista de redes sociais, Rejane Toigo para um Papo de Conteúdo que ainda vai ser lançado. Na conversa ela fala de como o vídeo gera conexão. Neste vídeo do canal da Rejane tem mais sobre o assunto. Além disso diversos dados comprovam que o público quer ver vídeos. No Facebook os vídeos tem um alcance 135% maior que as fotos. Dos usuários da internet, 55% assiste pelo menos um vídeo por dia, o que dá um número de aproximadamente um bilhão e meio de pessoas assistindo vídeos diariamente!

Então a pergunta não é se sua empresa deve usar vídeos, e sim quando começar a usar? E a resposta é: ontem. Existe um ditado antigo, que virou meme, antes mesmo de existir este termo: uma imagem vale por mil palavras. Imagine então imagens em movimentos, vozes, músicas, efeitos e tudo mais que o audiovisual pode proporcionar. O Dr. James McQuivey estima que 1 minuto de vídeo, equivale a 1,8 milhões de palavras!

Este meio de comunicação desperta emoções nas pessoas. Gênios como Walt Disney e Charles Chaplin perceberam isso no início do século passado e souberam utilizar o meio como ninguém para obter sucesso.

As empresas podem se beneficiar do uso do vídeo de diversas formas. Os vídeos podem informar, tornar algo conhecido, ensinar, ou seja, gerar conteúdo relevante para seu espectador. As pessoas não querem assistir apenas virais com filhotes fofinhos, elas querem ver vídeos que explicam a funcionalidade de um produto, querem aprender a fazer algo novo, querem ouvir testemunhos de quem já é consumidor de uma produto ou serviço. Este meio traz proximidade, nos sentimos vivenciando algo e não sendo meros espectadores, por isso também o sucesso das lives. Desta forma o vídeo serve a todos os propósitos que uma empresa pode se beneficiar, seja venda, retenção ou fidelização de clientes. Mas é importante analisar e entender como usar o vídeo em cada caso.

 

Aqui na Conteúdo Ativo podemos lhe auxiliar criando roteiros e estratégias para vídeos e também criamos animações em motion graphics, que falarei um pouco mais em outro artigo.
Se você percebeu a importância dos vídeos e quer utilizar este meio, entre em contato e vamos conversar sobre isso.
Até mais.

Ricardo Reis

Diretor de Criação

 

 


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