PLANEJAMENTO É PRECISO #maeempreendedora

Mães, vamos conversar?

No seu negócio você já tem Planejamento, Estratégias, Ações, Mídias, etc… bem organizado e gerenciado?

Se sua resposta foi SIM, ótimo!
Mas se sua resposta foi NÃO e você considera que suas tarefas maternas interferem nesse ponto seguem algumas dicas:

1) Separe um período para trabalhar nas ações da sua empresa
30 minutos, 1 hora ou 1 hora e meia ou o tempo que você conseguir incluir nas suas tarefas diárias. Com o passar do tempo e dentro das suas possibilidades aumente esse tempo no dia a dia.

2) Faça uma lista de TAREFAS GERAIS e ordene por PRIORIDADE
Distribua essas tarefas por dias dentro do tempo que você separou para o trabalho na sua empresa. O que são essas tarefas gerais? Fazer financeiro, contratos, mídias sociais, cadastros de clientes, entre outras. São ações que fazemos no dia a dia da empresa.

3) Responda às demandas urgentes
Dentro desse momento que você separou para o trabalho na empresa, as primeiras ações devem ser responder às demandas urgentes, como por exemplo, dúvidas que chegam por e-mail e/ou Whatsapp, pedidos de orçamento, comentários nas redes sociais, mensagens, entre outras. Após às demandas urgentes siga para a tarefa do dia.

4) Se prepare estrategicamente para otimizar seu tempo
Tenha um arquivo com respostas prontas para as perguntas frequentes, tenha um PDF com a apresentação da sua empresa, tenha em mãos uma tabela de preço dos serviços e produtos, crie modelos de orçamento, assim você só preenche e envia. Precisamos ser muito estratégicas na hora que sentamos para trabalhar, quem é mãe já não tem muito tempo livre, então é preciso otimizar.

5) Se posicione e eduque sua audiência
Você deve estar pensando: “nossa, mas eu vou perder cliente se não responder na hora”.
O tempo de resposta vai mudar em cada tipo de negócio, por exemplo, se o seu negócio é de “venda de comida no almoço”, sim, você precisa responder os comentários na parte da manhã e no horário de almoço com mais agilidade, pois algum cliente pode estar tomando a decisão de compra naquele momento.

Mas se o seu negócio for de “decoração de festa infantil”, tu tem um tempo maior de resposta, pois certamente a pessoa interessada está cotando, e irá fazer mais de um orçamento. Lembre-se, GERAÇÃO DE VALOR é muito importante, pois você precisa gerar valor no seu serviço, na sua entrega e solicitar depoimentos de clientes. Tudo isso vale mais do que responder primeiro, porém, caso responda depois, não é dois, três dias depois, é algumas horas depois.

Use as respostas automáticas ao seu favor, Whatsapp tem resposta automática, assim como o Facebook, então programe essas ferramentas. Assim o seu cliente não fica sem um retorno rápido, porém a resposta completa vem depois quando você puder parar para responder. Isso ajudará você a “educar seu cliente”, pois essa falsa ansiedade e pressão que recebemos que precisamos estar on line 100% não faz bem e acredito que conseguimos atender bem nos posicionando.

Essas foram cinco dicas para você mãe empreendedora começar a organizar as coisas.
LEMBRE-SE, só você sabe a sua rotina, as suas dificuldades e como as coisas funcionam para você.
Eu costumo falar que planejamento é muito pessoal, o que fica bom pra mim pode não ficar bom pra você, mas se alguma das minhas dicas te ajudar ou se você adaptar alguma delas, eu já fico extremamente feliz.

Comenta pra eu saber se te ajudou!

Mari Gonçalves
Idealizadora do projeto Oooh Mãeee

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