O PODER DO VÍDEO NA COMUNICAÇÃO

Escrevi este texto para um artigo da pós-graduação onde o tema era livre desde que falasse de algo atual. Após pensar um pouco cheguei a conclusão que não há nada mais atual que a quantidade de vídeo que vemos todos os dias 🙂 Espero que gostem!

Fazer uma mídia em vídeo pode alavancar a comunicação de uma empresa. A era das mídias digitais popularizou algo que antes era feito apenas por grandes instituições ou por quem possuía um bom equipamento.

O primeiro passo para abrir o caminho para os vídeos foi em 2005 com a criação do YouTube, uma rede que nasceu com a intenção de servir como uma televisão particular dos usuários e um local com um bom espaço para guardar vídeos. Com um início sem foco em comunicação de empresas a rede foi crescendo gradativamente.

Uma ação de comunicação que inclui a produção de vídeo, mostra uma experiência e transmite uma emoção para quem assiste, o que torna uma das mídias mais envolventes da atualidade. E com a popularização dos smartphones, e a criação de novas redes sociais específicas para vídeo, como Snapchat, Periscope e Vimeo. Os vídeos caseiros começaram a ocupar um lugar neste imenso mercado, e uma marca precisa se adaptar dentro desse universo. Podemos perceber redes como Facebook e Instagram que se atualizaram para aprimorar cada vez mais a experiência do usuário através dos vídeos.

O marketing de conteúdo que é o mais aplicado no cenário atual é composto principalmente por vídeo. Um bom marketing de conteúdo é um conjunto de diversas ações, como e-mail marketing, blog, redes sociais, entre outros. Em todas essas ações o vídeo se encaixa perfeitamente. Pesquisas atuais mostram que 60% dos visitantes de um site clicam para assistir um vídeo, 46% dos visitantes de um site finalizam uma compra após assistirem um vídeo. Esses são apenas dois dados que já impressionam sobre a revolução do vídeo na atual comunicação.

É nesse cenário que percebemos a grande influência do vídeo para as mídias e a empresa que ainda não estiver fazendo poderá perder uma grande oportunidade.

Mari Gonçalves
Diretora de Marketing da Conteúdo Ativo