O QUE VEM ANTES DAS REDES SOCIAIS?

Antes de começar a postar nas redes sociais você precisa ter algumas questões da tua EMPRESA bem organizadas e definidas.
Não importa se você é um consultor e não tem um CNPJ, se você está nas redes oferecendo um serviço/produto, você precisa pensar como uma empresa sim e, se posicionar como um profissional é extremamente importante.

É o que eu chamo de “organização para a venda”. São alguns passos básicos que você precisa seguir antes de sair publicando conteúdo nas redes sociais, por exemplo. O seu conteúdo pode ser o melhor dentro da rede, mas se você não deixar claro que está ofertando um produto/serviço, a venda pode demorar para acontecer ou talvez não vir. Então os passos são:

  • SITE – Se engana quem acha que ter um site caiu em desuso por causa das redes sociais. Eu te pergunto, se o Facebook ou Instagram saem do ar HOJE, onde as pessoas irão te encontrar? Não vale me dizer WhatsApp pois também é uma rede social sujeita a um dia acabar, não sabemos do futuro.
    O que sabemos é que quando compramos um domínio ele é nosso. E lá você pode contar sua história, colocar seu conteúdo, explicar seus produtos/serviços.
    Ter um local para onde direcionar seu cliente é fundamental.
    EXEMPLO: quando me pedem um orçamento normalmente demora um dia para eu enviar o pacote de rede social/consultorias, pois é bem personalizado.
    Então eu mando a seguinte mensagem: “até dia XX no período da tarde (ou período da manhã), te envio a cotação. Enquanto isso te convido a conhecer mais da Conteúdo Ativo CLICANDO AQUI  e alguns depoimentos sobre nosso trabalho no LINK . Dessa forma eu direciono a pessoa a me conhecer melhor e mostro que eu tenho uma organização no meu material de apresentação.

  • NÃO TEM SITE? FAÇA UMA APRESENTAÇÃO EM PDF – Gente, nós sabemos que fazer um site é um investimento e nem sempre fácil de fazer no início.
    Mas você pode ter uma apresentação da empresa em PDF. Neste arquivo você pode colocar tua história, descritivos de produtos de serviços e depoimentos.
    Esse arquivo pode ser feito no Google Drive, daí você pode deixar ele liberado para ter um LINK e poder enviá-lo para quem pedir. Já é um material de apoio para levar até mesmo em reuniões.

  • PACOTES DE SERVIÇOS / PRODUTOS – Nas consultorias que faço é muito comum eu perguntar para o empreendedor: ” o que tu faz/qual seu pacote de serviço? ” e a resposta acaba sendo muito vaga.
    Exemplo: “eu ajudo pessoas a se realizarem pessoalmente”, OK… Mas como? Daí a resposta é: “meu serviço é muito personalizado”, OK!
    Vamos lá… O serviço da Conteúdo Ativo também é bem personalizado, até porque cada empresa é uma empresa e atende um cliente e tem uma necessidade. E eu sempre faço uma adaptação dos serviços. Mas eu tenho pacotes definidos, 2 posts por semana , 3 posts por semana, com plano de marketing, sem plano de marketing…e por aí vai. E em cima desses pacotes eu faço uma adaptação caso necessário. Mas de pronto eu já tenho algo pra apresentar para meu cliente. E eu tenho algo para divulgar também, pois quando temos nossos serviços “empacotados” a divulgação flui muito mais fácil.

  • WHATSAPP COMERCIAL – Você já usa a versão empresarial do WhatsApp? Se ainda não, sugiro fortemente que você comece a usar. Ele oferece diversas configurações para melhorar o seu atendimento durante o dia, além de você poder separar sua vida pessoal da empresarial, pois isso é muito importante.
    A Conteúdo Ativo tem um E-book (CLIQUE AQUI PARA CONHECER) e, nele contamos passo a passo como você pode configurar o Whatsapp, cadastrar teus produtos e estratégias que você pode usar.
    CLIQUE AQUI e comece a usar hoje mesmo.

  •  E-MAIL INSTALADO NO CELULAR – O que vejo muito é alguns empreendedores que cadastram no seu celular o e-mail pessoal, e daí abrem o da empresa às vezes no notebook ou até tem o e-mail da empresa no celular mas não sincronizam e daí não recebem as notificações. A resposta de pronto é muito importante no processo de vendas, pelo menos um ” olá, recebi tua mensagem, em breve responderemos com detalhes”. Então se você ainda não criou o hábito de verificar seu e-mail da empresa, comece a exercitar isso.

Esses cinco tópicos são alguns dos passos que você deve tomar antes de começar a anunciar nas redes sociais. Claro que tem mais ações que precisam ser tomadas no processo de vendas, mas comece com essas que já será sucesso. No próximo artigo iremos falar de objetivos e estratégias, outro ponto crucial para quem quer vender pelas redes sociais.

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Mari Gonçalves
Conteúdo Ativo

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