USE O PODER DO VÍDEO NA SUA COMUNICAÇÃO

Que o vídeo invadiu nossas vidas e está presente em todas as mídias digitais, isso você já sabe. Os vídeos cativam, chamam a atenção pelos seus recursos e são ótimos para passar conhecimentos mais profundos, ou recados rápidos.
Divulgar um novo produto ou algum serviço em promoção são ótimos assuntos para virar vídeo. Mas considere fazer vídeos com conteúdo educativo/explicativo. Entregue valor nos seus vídeos e construa uma audiência cada vez mais fiel.

Agora vou contar uma história. Nos cursos da Conteúdo Ativo, quando falo em produzir vídeo, as pessoas comentam inúmeros motivos para não fazer. Mas muitas vezes elas tem em mente um vídeo super produzido, com efeitos e animações, locutores e até atores profissionais. E claro que sem um grande investimento não é possível fazer um vídeo assim. Mas eu sempre reforço nos cursos: é possível fazer vídeos ótimos com seu celular e um bom conteúdo. Por que no final das contas o que fica para nossa audiência é o quanto o vídeo foi útil.

Então esqueça recursos que estão fora do seu orçamento. Vou falar aqui de vídeos que qualquer empreendedor pode fazer.
• Antes de tudo você precisa ter uma boa ideia. E para isso é importante conhecer bem seu público e saber quais são as necessidades de sua audiência. Então é claro, pesquise. Faça enquetes, crie posts que incentive os comentários e estabeleça um banco de dados com as informações. Isso é importante para seu vídeo ter um assunto que realmente interessa.
• Depois você precisa inovar com o assunto. Muitas vezes seu público pode ter dúvidas corriqueiras. Para não fazer um vídeo lugar comum, procure um enfoque diferenciado para passar o conteúdo. Conte experiências pessoais para inserir o assunto, busque exemplos práticos. Conte uma história que seja cativante e junte a ela o conteúdo que seu público quer ouvir.

Agora chegou a hora de produzir o vídeo. Lembre-se de alguns pontos essenciais que seu vídeo precisa ter.
• Som: o áudio precisa estar bom. Algumas pessoas podem apenas ouvir seu vídeo enquanto fazem outra tarefa. Você vai estar falando, então precisa de um som claro. Busque ambientes com poucos ruídos externos. Uma dica para deixar seu áudio mais “aveludado”: grave em locais que tenha tapetes, cortinas, móveis, madeiras. Tudo isso abafa a reverberação e deixa o som mais agradável.

• Imagem: Grave em um local bem iluminado, com a fonte de luz de preferência atrás da câmera. Use uma luminária, caso precise de uma luz extra. Com uma boa iluminação a imagem do seu vídeo vai ficar ótima.

• Equipamento: O que todo mundo tem, um smartphone.  Os celulares hoje tem ótima qualidade de som e imagem. Sempre verifique se tem espaço na memória antes de gravar o vídeo. Considere ter um tripé. Mas caso não seja possível, apoie seu celular em um local que fique na altura do seu rosto. Nem de baixo para cima e nem de cima para baixo. As pessoas tem que te ver como se estivessem conversando com você.

Agora que sabemos da parte técnica, qual vídeo eu faço? Vamos lá.
Abaixo seguem duas dicas de como usar os vídeos para alcançar uma audiência maior.

LIVE – Fazer uma transmissão ao vivo é uma ótima forma de engajar seu público. Aproveite para ensinar um passo a passo, ou explicar um conceito. Use as perguntas e comentários da audiência para acrescentar informações. As lives no Instagram podem durar uma hora antes de serem interrompidas, então dá para falar muita coisa. Mas pesquise bem um horário para não concorrer com outras lives que seu público pode ter interesse.

STORIES – Sim, algo tão simples como os stories, são uma ótima oportunidade para você gravar um vídeo bacana. Mesmo aceitando apenas 15 segundos, você pode gravar vários na sequência. Mas eu não sugiro mais do que três. Divida seu assunto em um começo (você faz uma pergunta, ou cria uma expectativa), o meio (onde você entrega o conteúdo) e um final (onde você chama para a ação, seja visitar seu site, clicar em um link, etc). Lembre que aqui a comunicação é mais rápida e mais constante. Deixe conteúdos mais densos para a live.

IMPORTANTE: O lançamento do seu vídeo precisa ter uma estratégia de comunicação. É muito chato você investir tempo e esforço para fazer um vídeo bem bacana e depois ninguém assistir 😔
Então faça posts, avise nos stories, convide as pessoas por email… enfim, divulgue seu conteúdo.

Agora mãos a obra. Me conte se você já faz ou pretende fazer vídeos e o que achou das dicas.

Até mais 🤓

Ricardo Reis
Conteúdo Ativo

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *