3 PILARES PARA O INSTAGRAM

Eu escuto muito as frases “quero ter mais seguidores” ou “quero ter mais engajamento” se referindo ao INSTAGRAM.
Quando eu recebo esses questionamentos, sempre faço uma avaliação do perfil para ver se os 3 PILARES principais estão sendo aplicados, e normalmente não estão.
E quando questiono o motivo de não ser feito, a respostas são ” dá trabalho”,  ” não tenho tempo “,  “mas isso funciona mesmo?” , ” eu fiz uma vez não deu em nada” .Isso mesmo, aumentar seguidores, ter alcance, ter engajamento e vender, dá muito trabalho. Depende de tempo, teste e persistência. NÃO EXISTE FÓRMULA MÁGICA.
Vamos falar de fórmula mágica: é o desejo de fazer uma única postagem a cada semana, sem pesquisa de conteúdo e esperar que ele faça todo o serviço ou aquele desejo de não interagir com ninguém que segue e querer que eles interajam com o seu perfil. Mas infelizmente preciso dizer que isso não existe.
Então vamos aos 3 pilares principais. Seguir esses passos que vou ensinar não irá salvar nenhum perfil. Eles são os primeiros passos, o norte inicial. Tem muita estratégia para ser feita e o resultado é uma soma de tudo. Mas se você aplicar eles já verá um movimento diferente no seu perfil. Vamos lá:1º PILAR – FREQUÊNCIA
Cada rede social tem uma funcionalidade diferente, tem um código e precisamos respeitar e o aprender para termos bons resultados. A frequência conta muito nesse código no Instagram. Um post por semana ou até de 15 em 15 dias como as vezes vejo, ou postar “quando dá” não é uma estratégia válida. Você precisa se manter presente para o seu público.Na  timeline você deve fazer testes com a sua audiência para saber melhor dia e horário para postar conteúdos. Faça provocações, chame para o engajamento, crie perguntas, está liberado o conteúdo mais longo. O mais importante é testar como seu público responde. Faça teste de mídia também e formatos. Poste carrossel, foto única, vídeo. Analise como cada formato é recebido.Para Stories é necessária uma atenção maior, ele te ajuda muito a aumentar o alcance dos conteúdos. Mas é preciso ter uma frequência maior. Pelo menos um conteúdo por turno no dia. SIM, Stories é local de postar todos os dias, mais de uma vez. Daí você deve estar se perguntando ” Como vou fazer isso? Não trabalho mais?”
Calma, existem muitas formas de conseguir manter seu Stories alimentado diariamente. Vamos a alguns exemplo:
– Foto da estação de trabalho;
– Portfólio;
– Dica rápida sobre seu ramo de atuação;
– Abrir caixa de pergunta para a audiência;
Inúmeras são as possibilidades. O importante é: se mantenha presente no Instagram.

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2º PILAR – HASHTAG
Eu ainda vejo muitas postagens sem hashtag # ou com hashtag em excesso,  ou com # de vários assuntos misturados. Quando usamos de forma errada, algo que está ali para nos ajudar, não conseguimos ver os resultados e ficamos frustrados. Então vamos entender a #:

– Ela cria um LINK dentro da rede, ela ajuda a direcionar o seu conteúdo para quem pode se interessar.
– Quando usamos a # nosso conteúdo pode aparecer na aba de PESQUISA e NAS HASHTAG SALVAS na timeline. Vocês já salvaram alguma # para acompanhar? Faça o teste e acompanhe algumas # para ver como funciona essa dinâmica.

– Quando alguém clica em uma # ele vai ver todas as publicações relacionadas, então imagine que eu estou procurando produtos de bebê no Instagram. Eu vou procurar a #maternidade OU mais especifica #maternidadeemportoalegre #maesdepoa , etc. E quando eu clico na # consigo ver várias postagens que usaram ela.  A sua empresa pode aparecer para quem está buscando determinado assunto.

Por esse motivo a pesquisa pelas # certas é tão importante, veja qual o link que a # que você está usando está inserida. Você não quer sua postagem aparecendo para quem não tem nada a ver com o perfil da sua empresa né?

Sobre excesso de uso, quando usamos muitas, o código entende como SPAM e não distribui o seu conteúdo. Foque na qualidade, 8 hashtag bem pesquisadas e bem usadas é melhor que 20 frias. Nos stories opte por colocar uma # por stories. O código entrega da mesma forma que as usadas na timeline.

3º PILAR – LOCALIZAÇÃO
A localização funciona semelhante a hashtag, ela ajuda na distribuição e cria um link dentro da rede.
Quando clicamos em cima de uma localização conseguimos ver as postagens que usaram ela, e seu conteúdo pode aparecer em uma dessas pesquisas.
Uma dica, use localizações bem específicas, por exemplo.: Loja XYZ,  Bairro Menino Deus.
Por que isso? Quanto mais focado, mais espaços de distribuição você pode ter.
Pois o código vai entender que você está em Loja XYZ, que é no Menino Deus, que fica em Porto Alegre, que é no Rio Grande do Sul, que é no Brasil.Ele vai ter tópicos de distribuição de conteúdo.Então pessoal, não é tão difícil assim, né?
Bora praticar os 3 pilares. Depois nos conte o que achou!
Mari Gonçalves
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