Você tem noção do que significa 1 bilhão de pessoas? É muita gente, é bastante gente, é gente pra caramba! Esse é o número aproximado de usuários do Instagram em 2020. É a rede social que mais vem apresentando crescimento nos últimos anos. Ainda está em segundo, atrás do Facebook. Mas não duvide que em algum momento o Insta alcance o primeiro lugar. E não são apenas pessoas que estão presentes. A grande maioria das empresas também está lá. Para quem tem empresa isso representa um enorme público a ser alcançado. Mas seus concorrentes também estão lá. Então é preciso se destacar. Mas volto a esse assunto mais adiante.

Agora quero citar os dados referentes ao nosso país. O Brasil é o 2º colocado em número de usuários no Instagram, atrás dos Estados Unidos. São aproximadamente 70 milhões de perfis. Basicamente 1 em cada 3 brasileiros está no Instagram. Claro que esse número é relativo, pois uma boa parte é de perfis de empresas. Mesmo assim a presença de pessoas físicas é imenso.

 

E o que isso significa para a sua empresa?
Quando você publica uma foto do seu produto ou do dia-a dia do seu negócio, não quer dizer que ela será vista por milhões de pessoas. Nem de longe seu alcance será esse. Mas fique tranquilo, porque isso é bom. Por exemplo: é muito mais interessante sua postagem ser vista por 100 pessoas que tem potencial de ser seu cliente do que por 1000 que não tem. Até agora venho falando de números, mas a verdade é que eles são muito relativos. Não importa tanto a quantidade e sim a qualidade do seu público.

 

O conteúdo é fator decisivo!
Mas para as empresas terem um público qualificado é necessário produzir um conteúdo adequado. Gerar conteúdo relevante, que seja interessante, instrutivo, útil e às vezes também divertido é a melhor estratégia. Para vocês terem uma ideia, 40% das pessoas ficam mais de 4 horas por dia nas redes. A atenção do usuário é muito dividida com inúmeros outros conteúdos. Então o esforço para criar algo único deve ser constante. Outra questão importante. Não use os likes como medida de qualidade do seu conteúdo. Essa é a chamada “métrica da vaidade”. As pessoas podem curtir seu conteúdo instintivamente. Mas será que foi realmente relevante para elas? Os comentários e compartilhamentos (e o salvar post do Instagram) valem muito mais. Eles indicam a relevância do seu conteúdo. Se seu público está investindo tempo para mostrar as postagens da sua empresa para outras pessoas, acredite: você está no caminho certo!

 

Além do conteúdo a forma.
Você pensou um conteúdo bacana, analisou o público, descobriu suas dores e está pronto para apresentar uma solução. Aquele conteúdo que não vai ser ignorado de jeito nenhum. Mas não rola 🙁 

Existem vários fatores envolvidos para esse insucesso, mas posso apresentar o lado oposto. Fatores que trazem sucesso. Os vídeos são o formato de conteúdo que recebe mais engajamento. Ao postar um vídeo no feed do Instagram, sua publicação pode ter um engajamento 38% maior do que uma foto e duas vezes mais comentários. Pense nisso. Será que aquele conteúdo bacana que você elaborou não poderia ser passado em vídeo? E não precisa ser uma super produção. Basta que seja objetivo e transmita um bom conteúdo. As pessoas estão muito mais abertas a conteúdos espontâneos no Instagram. Então perca a vergonha e grave seus vídeos. Você vai notar a diferença nos resultados.

Outro formato que é muito importante hoje: Stories. Segundo Chris Cox, diretor de produtos do Facebook, o modelo de stories tende a superar o feed. Lembra que eu falei de vídeo e espontaneidade? Pois é, o stories é o lugar certo para essa abordagem. As pessoas adoram os stories. Em 2017 os usuários ativos nos stories eram 250 milhões. Em 2019 chegou a 500 milhões. Então elabore mais de um conteúdo diário para os stories e perceba como seu alcance vai melhorar. 

Última dica!
Fique de olho nas tendências, pois tudo muda rapidamente. Mas alguns pontos básicos se mantém. Por isso criamos o e-book 10 Dicas para Instagram. Esse e-book foi elaborado com muito carinho por nós aqui da Conteúdo Ativo, para que você que tem empresa, alcançar melhores resultados no Instagram. Como eu disse, as tendências e novas ferramentas surgem a todo momento, mas alguma configurações e boas práticas se mantém. O e-book contém um conhecimento básico que você precisa saber para que seu perfil no Instagram esteja devidamente configurada. Além disso passamos algumas dicas de formatos de conteúdo. O e-book é totalmente GRATUITO para você. Clique aqui e baixe agora mesmo.

Espero que você goste.
Ficou alguma dúvida, tem algum comentário? Conta aqui.

Até mais.
Ricardo Reis

 

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