O Marketing Digital nada mais é do que estratégias de marketing aplicadas e adaptadas para a internet. São as ações de comunicação de uma empresa que utiliza a internet para divulgar e vender seus produtos e serviços, além de ampliar o seu relacionamento com os clientes. As pessoas permanecem cada vez mais tempo online e a maneira como elas consomem também mudou, o que significa que o marketing como era feito antes com panfletos, outdoor, revistas ou propagandas na tv, já não é tão eficaz como costumava ser.

Atualmente a internet é considerada a maior fonte de informação do mundo e desde que isso foi constatado, as empresas passaram a investir pesado em marketing digital e de conteúdo. O mundo está mais conectado e a velocidade das informações é cada vez maior, sendo assim não podemos mais fugir do Marketing Digital.

Sabemos que lidar com essa realidade nem sempre é fácil para quem não trabalha diretamente na área, ainda mais para quem teve uma vivência só no modo que antes podíamos chamar de convencional, ou seja, offline. Então aqui nós vamos facilitar a sua compreensão.

A sua dúvida é: para que serve o Marketing Digital? Eu explico!

O Marketing Digital serve para inúmeras finalidades, não apenas para a venda de um produto ou serviço, mas também para entender melhor seu público, suas necessidades, melhorar o relacionamento e conquistar mais clientes. Além disso ajuda a empresa a receber feedback do que está ou não funcionando, por isso a importância da troca, do contato, do diálogo. Não apenas dar conteúdo, mas também receber.

Quanto aos resultados em si, o marketing digital tem por tem objetivo aumentar as vendas, gerar oportunidades ou o fechamento de contratos e aumentar a rentabilidade da empresa. Apesar do marketing digital não tratar unicamente de ações de vendas, ele contribui com uma importante parcela que é atrair, qualificar e torná-los oportunidades comerciais. Uma empresa que sempre foi offline (física) pode abrir uma loja virtual, assim é possível vender para pessoas que até então desconheciam a marca ou que não tem representantes dela na sua região. 

Usar os meios digitais para atender e dar suporte aos clientes também é um objetivo interessante. As pessoas estão cada vez mais conectadas e sem paciência para aguardar a resposta através de um email ou ficar minutos esperando um atendimento por telefone. Para isso é possível usar as redes sociais, aplicativos de conversas ou chat online. Assim a forma digital permite que a comunicação entre empresas e consumidores seja feita de maneira simplificada e muitas vezes em tempo real. 

O Marketing Digital serve para solidificar a marca e posicioná-la no mercado, os clientes são fidelizados através de ações personalizadas que garantem que a marca fique presente na memória do consumidor e consequentemente com o resultado desses fatores, há a maximização dos lucros e a divulgação da empresa com eficiência para o seu público.

Como o marketing digital pode ajudar a sua empresa?

  • Produza conteúdo
    Uma boa ferramenta para atrair clientes é produzir conteúdo. Ter um conteúdo explicativo e educativo com certa frequência para que sua empresa seja lembrada com uma referência no seu nicho. Mostre que você soluciona problemas e não apenas vende produtos/serviços.

  • Use bem as suas redes sociais
    As redes sociais são muito relevantes para as pequenas e médias empresas. Mas não basta ter um perfil, é preciso usá-lo com sabedoria e estratégia, observando seu público, o que ele deseja e quais são as suas necessidades. É preciso criar uma empatia com os seus clientes, que eles recorram a sua empresa para buscar informações e assim consequentemente haver engajamento. Outro artigo aqui no site que pode te interessar é sobre Gatilhos Mentais no Marketing Digital. Confere.

  • Pense no curto e no longo prazo
    A criação de conteúdo em um blog da empresa costuma dar retorno no longo prazo, ganhando relevância por ser um negócio especializado em sua área. Já no curto prazo muitas ações dão resultado com investimento em publicidade, como anúncios que são exibidos em forma de links quando alguém realiza uma busca, tanto por smartphones como por meio de computadores.

  • Fique atendo à mobilidade
    Com o uso do Smartphone, os consumidores querem encontrar empresas que tenham mais recursos que facilitem o seu dia a dia. É preciso se adaptar a essa realidade e pensar na possibilidade de criar aplicativos, ter um site que seja intuitivo, sem grandes complicações e que possa ser perfeitamente ajustável às telas dos celulares. É importante investir em um site que seja assim, adaptável aos dispositivos móveis.

  • Invista em atendimento
    Se a sua empresa fizer vendas online, divulgue claramente como o cliente conseguirá entrar em contato com a sua equipe, seja para reclamações ou para dúvidas, isso ajuda a criar uma relação de confiança. As informações de horário de atendimento devem ser de fácil acesso ao consumidor em todas as suas plataformas. 

  • Tenha cuidado com a estrutura e aparência
    Tenha um site que além de bonito seja funcional, preste atenção na velocidade e no compartilhamento de servidores. Isso também vale para as redes sociais, seja organizado com as informações, com um mínimo de padrão e harmonia no seu perfil.

O mundo digital permite que muitas pessoas sejam impactadas pelos seus anúncios e possam conhecer a sua empresa com um investimento inferior ao que era gasto anteriormente em mídia tradicional. São mudanças que vieram para somar, otimizar e expandir o mundo dos negócios e que nós podemos fazer uso e alcançar nossos objetivos.

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Abraços.
Ge Jacques

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