UMA CONFISSÃO E UMA SOLUÇÃO


Produzir um vídeo para sua empresa pode ser um grande desafio. Um daqueles que você acha que não consegue superar. Eu entendo, e vou te explicar. A Conteúdo Ativo nasceu da visão de duas pessoas. Eu, Ricardo e a Mariane, ou apenas Mari. Iniciamos nossa jornada já em mente do que precisávamos fazer. Mas a evolução foi gradual. E em vários aspectos evoluímos muito. Por exemplo, sabemos e sempre falamos isso para nossos clientes: é muito importante produzir vídeos para as redes sociais e por isso nós mesmos deveríamos fazer. E começamos, com poucos recursos, equipamento emprestado e com muito esforço fizemos vários vídeos. E algo que muitos perceberam desde o início era que a Mari aparecia em quase todos os vídeos. E aqui na C.A. entendemos que eu também precisava aparecer. Trabalhei quase 10 anos produzindo, dirigindo e editando vídeos. Tudo por trás das câmeras. Na frente é bem diferente. Às vezes não me sinto tão à vontade e relaxado. Mas tenho me esforçado e melhorado. Ainda não estou gostando tanto do meu desempenho, mas acredito que tive uma evolução. Essa é a confissão do título.

Mas por que contei tudo isso?
Eu não canso de dizer como os vídeos têm um papel crucial na comunicação da empresas, de qualquer área. Mas como eu disse lá no começo, para muitos produzir vídeos é um desafio muito grande. Falta de equipamento e conhecimento de como usar. Não saber definir o que falar no vídeo. Dificuldades técnicas para postar o vídeo. Falta de estratégia para saber usá-lo. São muitos fatores. Porém alguns são estratégicos, esses eu acredito que você vai vencer com mais facilidade, pois existe muito material sobre isso disponível. O que eu venho trazer aqui é uma proposta em que você consiga fazer seus vídeos sem tanta dor de cabeça e estresse. Quer saber como? Então continue a leitura.

Conhecendo as ferramentas
Com a tecnologia que temos hoje gravar um vídeo é realmente simples. Os telefones celulares tem câmeras cada vez melhores. A captação de áudio é ótima, mas plugar um microfone de lapela neles também é uma opção prática e barata. Tripés, iluminação…tudo isso é muito mais acessível do que foi até um passado recente. Então qual a dificuldade de gravar? Antes para fazer um vídeo você tinha que contratar um empresa que iria cobrar muito caro e além disso o alcance dos vídeos era muito limitado, até por que sem redes sociais, onde veicular o vídeo? E ele acabava se perdendo entre outras peças de comunicação que funcionavam melhor. Mas hoje não é assim. As redes sociais não só são o local para publicar seu vídeo, como elas incentivam a produção de vídeos e acabam distribuindo esse tipo de conteúdo para muito mais pessoas de forma orgânica. Então volto a pergunta, qual a dificuldade de gravar? E aí vou voltar ainda mais e lembrar que lá no começo eu disse que não me sentia bem na frente das câmeras. E na minha experiência posso dizer que a maioria das pessoas tem a mesma dificuldade. Não é fácil “conversar” com uma câmera. Eu mesmo não gosto da minha voz, quando me vejo parece que não sou eu, falta desenvoltura. Mas isso pode ser melhorado, é muito uma questão de prática. Mas eu encontrei recentemente um atalho para podermos produzir vídeos sem tanta prática. A ferramenta de vídeo do Prezi . O Prezi é uma alternativa ao Power Point e outros programas para apresentações. O Prezi é muito mais dinâmico e oferece inúmeros recursos para transformar o visual e o dinamismo de suas apresentações. E pensando em evoluir mais nesse sentido eles lançaram o Prezi vídeo, onde você usa a webcam para se gravar e ainda tem recursos de slides que você pode ir passando na tela. É realmente muito legal. Se vocês querem ver como funciona, podem assistir o tutorial abaixo. Ele é longo pois é bem passo a passo, para quem nunca utilizou. 

                             


Como muitas ferramentas que encontramos na internet, ela é gratuita. Tem a versão paga, com mais recursos, porém a versão gratuita pode atender muito bem a sua necessidade.

Mas por que é uma ótima opção?
Na minha experiência percebi que uma das dificuldades das pessoas em gravar é não saber o que falar, dar aquele branco, a travada clássica quando a câmera começa a gravar. Falar de improviso sobre um assunto não é fácil. A não ser que seja algo que você gosta e sabe muito. Mas falar disso em uma roda de amigos é uma coisa. Em frente a câmera para, quem sabe, milhares de pessoas é outra bem diferente. 

E aqui entra o Prezi, como a solução que está no título. Ao utilizar o recurso de slides, ele direciona a sua fala. Com o recurso do slide você pode colocar apenas um tópico ali, e depois você sai falando com mais naturalidade. O direcionamento que os slides proporcionam ajudam muito na hora de desenvolver o raciocínio. Claro que você não vai fazer um slide cheio de texto e ficar lendo. Mas você utiliza tópicos previamente definidos e usa os slides como a estrada que você vai trilhar. Acredito que usando esse recurso fica muito mais fácil você falar com desenvoltura, sem se preocupar muito em travar ou estressado (é importante que as pessoas te vejam falando com satisfação e não tenso). E além disso os slides ajudam a passar mais conteúdo, deixar o vídeo mais dinâmico e interessante. Se você ficou em dúvida de como funciona, assista esse vídeo e veja como fica bacana um vídeo feito usando esses recursos.

Eu espero que o Prezi Vídeo seja útil para você e ajude a quebrar essa primeira barreira na gravação dos vídeos. Se você quiser saber mais sobre a importância dos vídeos nas redes sociais, eu escrevi esse artigo aqui .

E quero saber de você se esses vídeos tutoriais estão sendo úteis. Você quer ver mais? Tem alguma ferramenta que gostaria de aprender com um passo a passo?
Me conte para eu fazer um vídeo no futuro.

Até mais 😉
Ricardo Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *