Você deve estar pensando: “já estou cansado de ler sobre isso”. Mas esse é o primeiro ponto e que faz toda diferença no teu conteúdo. É importante saber com quem tu está conversando. Vou te explicar como eu crio a nossa persona, porque existe várias formas. Quem sabe tu te identifica com a forma que eu faço?

Um detalhe que não podemos esquecer: a criação da persona é constante, não podemos fazer uma vez e parar, e isso tu vai entender agora. Vamos lá!

Primeiro passo:
Comece pelas perguntas básicas: idade, gênero, escolaridade e profissão

Dê um nome para a tua persona. Aqui na Conteúdo Ativo nós chamamos a nossa persona de Maria. É uma mulher na faixa dos 30 à 40 anos de idade, que já tentou fazer várias ações no digital, ela já tem um pouco de experiência, mas não se adaptou com o digital.

Pense nas dores e as necessidades dela. Pensa se a tua persona já utiliza alguma ferramenta do teu mercado de atuação, se ela acha que o teu mercado ajudou ou não. A nossa persona (Maria), já tem Instagram, mas não sabe muito bem como ele funciona. Já fez alguns cursos, já tentou trabalhos com agência, mas não se adaptou.

O que a tua persona espera? O que ela está esperando com o teu produto, o teu serviço? A Maria espera ter uma relevância no digital, espera criar conteúdo de forma mais fácil, ter resultados com vendas com as redes sociais e que os anúncios dela deem retorno.

Como buscar esses dados? Use a imaginação!
A persona é a pessoa que a gente espera vender, então responde todas essas perguntas usando a tua imaginação e depois tu vai refinar esse arquivo.

Segundo passo:
Pesquisa de entrevista. Escolha uma pessoa para responder algumas questões. Vai preenchendo e refinando aquele teu rascunho. A melhor forma da gente entender o nosso público-alvo é a gente conversar com ele, não tem outra forma.

Terceiro passo:
Pesquisa em formato de formulário

Tu pode encontrar esse modelo no Google Formulário. Monta algumas perguntas e envia esse formulário para grupos de Whatsapp, grupos do Facebook e para alguns contatos que já tem na tua base de clientes. Essa é mais uma forma de refinar o primeiro rascunho.

Quarto passo:
Pesquisa na internet

A internet está cheia de conteúdo, cheia de pessoas com dúvidas e de comentários e nós precisamos usá-la a nosso favor. Então vocês tem:

•enquetes

•testes

•lives

•grupos no Facebook

•solicitações de recomendação dentro do Facebook

Todas essas perguntas que as pessoas fazem na internet ajudam a ficar mais próximo do teu público-alvo.

Está gostando do conteúdo? Você pode também assistir um vídeo com esse assunto, clicando aqui.

Quinto passo:
Essa é uma pesquisa sem fim

Cuidado: não adianta fazer o público-alvo e nunca mais mexer nele. É necessário de vez em quando voltar nessas ações de criação de conteúdo e verão que vai ficando cada vez melhor a conversa com o público-alvo de vocês.

Vai dar trabalho? Vai.

Tem que fazer várias ações? Tem.

Tem que fazer todas as ações juntas? Não.

Começa com uma ação, começa a postar o conteúdo, passa para a segunda, terceira, quarta e vai para quinta. Assim vocês vão encontrar a persona e o resultado desejado.

Bora praticar essas ações. Depois nos conta os resultados!

Mari Gonçalves.

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