![](https://conteudoativo.com.br/wp-content/uploads/2020/04/3-PILARES-PARA-O-INSTAGRAM.jpg)
Quando eu recebo esses questionamentos, sempre faço uma avaliação do perfil para ver se os 3 PILARES principais estão sendo aplicados, e normalmente não estão.
E quando questiono o motivo de não ser feito, a respostas são ” dá trabalho”, ” não tenho tempo “, “mas isso funciona mesmo?” , ” eu fiz uma vez não deu em nada” .Isso mesmo, aumentar seguidores, ter alcance, ter engajamento e vender, dá muito trabalho. Depende de tempo, teste e persistência. NÃO EXISTE FÓRMULA MÁGICA.
Vamos falar de fórmula mágica: é o desejo de fazer uma única postagem a cada semana, sem pesquisa de conteúdo e esperar que ele faça todo o serviço ou aquele desejo de não interagir com ninguém que segue e querer que eles interajam com o seu perfil. Mas infelizmente preciso dizer que isso não existe.
Então vamos aos 3 pilares principais. Seguir esses passos que vou ensinar não irá salvar nenhum perfil. Eles são os primeiros passos, o norte inicial. Tem muita estratégia para ser feita e o resultado é uma soma de tudo. Mas se você aplicar eles já verá um movimento diferente no seu perfil. Vamos lá:1º PILAR – FREQUÊNCIA
Cada rede social tem uma funcionalidade diferente, tem um código e precisamos respeitar e o aprender para termos bons resultados. A frequência conta muito nesse código no Instagram. Um post por semana ou até de 15 em 15 dias como as vezes vejo, ou postar “quando dá” não é uma estratégia válida. Você precisa se manter presente para o seu público.Na timeline você deve fazer testes com a sua audiência para saber melhor dia e horário para postar conteúdos. Faça provocações, chame para o engajamento, crie perguntas, está liberado o conteúdo mais longo. O mais importante é testar como seu público responde. Faça teste de mídia também e formatos. Poste carrossel, foto única, vídeo. Analise como cada formato é recebido.Para Stories é necessária uma atenção maior, ele te ajuda muito a aumentar o alcance dos conteúdos. Mas é preciso ter uma frequência maior. Pelo menos um conteúdo por turno no dia. SIM, Stories é local de postar todos os dias, mais de uma vez. Daí você deve estar se perguntando ” Como vou fazer isso? Não trabalho mais?”
Calma, existem muitas formas de conseguir manter seu Stories alimentado diariamente. Vamos a alguns exemplo:
– Foto da estação de trabalho;
– Portfólio;
– Dica rápida sobre seu ramo de atuação;
– Abrir caixa de pergunta para a audiência;
Inúmeras são as possibilidades. O importante é: se mantenha presente no Instagram.
A Conteúdo Ativo está com um COMBO DE E-BOOKS, um sobre Whatsapp e o outro com 10 DICAS PARA O INSTAGRAM e nele tem algumas estratégias. É só CLICAR AQUI e aproveitar a oportunidade.
2º PILAR – HASHTAG
Eu ainda vejo muitas postagens sem hashtag # ou com hashtag em excesso, ou com # de vários assuntos misturados. Quando usamos de forma errada, algo que está ali para nos ajudar, não conseguimos ver os resultados e ficamos frustrados. Então vamos entender a #:
– Quando usamos a # nosso conteúdo pode aparecer na aba de PESQUISA e NAS HASHTAG SALVAS na timeline. Vocês já salvaram alguma # para acompanhar? Faça o teste e acompanhe algumas # para ver como funciona essa dinâmica.
– Quando alguém clica em uma # ele vai ver todas as publicações relacionadas, então imagine que eu estou procurando produtos de bebê no Instagram. Eu vou procurar a #maternidade OU mais especifica #maternidadeemportoalegre #maesdepoa , etc. E quando eu clico na # consigo ver várias postagens que usaram ela. A sua empresa pode aparecer para quem está buscando determinado assunto.
Por esse motivo a pesquisa pelas # certas é tão importante, veja qual o link que a # que você está usando está inserida. Você não quer sua postagem aparecendo para quem não tem nada a ver com o perfil da sua empresa né?
Sobre excesso de uso, quando usamos muitas, o código entende como SPAM e não distribui o seu conteúdo. Foque na qualidade, 8 hashtag bem pesquisadas e bem usadas é melhor que 20 frias. Nos stories opte por colocar uma # por stories. O código entrega da mesma forma que as usadas na timeline.
A localização funciona semelhante a hashtag, ela ajuda na distribuição e cria um link dentro da rede.
Quando clicamos em cima de uma localização conseguimos ver as postagens que usaram ela, e seu conteúdo pode aparecer em uma dessas pesquisas.
Uma dica, use localizações bem específicas, por exemplo.: Loja XYZ, Bairro Menino Deus.
Por que isso? Quanto mais focado, mais espaços de distribuição você pode ter.
Pois o código vai entender que você está em Loja XYZ, que é no Menino Deus, que fica em Porto Alegre, que é no Rio Grande do Sul, que é no Brasil.Ele vai ter tópicos de distribuição de conteúdo.Então pessoal, não é tão difícil assim, né?
Bora praticar os 3 pilares. Depois nos conte o que achou!