Marketing de conteúdo é um conceito antigo que não tinha esse nome específico e que só estamos estudando de uns tempos pra cá. Há muitos anos as empresas produzem revistas, panfletos, informativos e outras ferramentas para entregar aos seus clientes em potencial. Com a revolução digital muitas marcas começaram a disputar cada vez mais espaço e sentiram a necessidade de ter um conteúdo relevante e que chamasse a atenção do público, então a criação de conteúdos começou a ser um item indispensável.
Dessa forma surgiu o marketing de conteúdo, uma abordagem mais estratégica de como se comunicar com o seu público, como manter a atenção dele sobre o seu produto/negócio para todas as formas de abordagem, seja para mídias sociais ou canais próprios, e é importante frisar, não sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam.
Por que fazer conteúdo?
É praticamente impossível trabalhar com comunicação sem pensar em produzir conteúdo, pois é a principal forma de conquistar atenção do público. Além disso é uma oportunidade da marca/empresa se posicionar como autoridade no seu nicho.
É através do marketing de conteúdo que você se aproxima dos seus clientes e potenciais clientes, sendo o relacionamento uma peça chave para alavancar seu negócio, mostrar-se sempre à disposição para o que eles precisarem. Ao trazer ao mercado um produto realmente pensado para sanar as dores de seu cliente, você conquista a confiança dele, ganha uma enorme vantagem e aumenta a sua visibilidade.
Mas é só isso? Não, ainda tem mais! As vendas. Tendo uma estratégia de como se comunicar você aumentará o seu faturamento e os lucros do seu negócio. Quando as pessoas precisarem de um novo produto e/ou serviço, elas tendem a lembrar das marcas que estiveram ao seu lado em todos os momentos.
Mas você acha que o relacionamento com seu cliente acaba com a venda? Não acaba não, agora vem o pós-venda. A fidelização de um cliente é fundamental para o faturamento da empresa, um cliente satisfeito e feliz tem muito mais chance de retornar, além de recomendar a sua marca para outras pessoas. O pós-venda é determinante e os materiais e as estratégias de marketing de conteúdo se fazem presentes.
Hoje o grande desafio é fazer com que as empresas se destaquem e obtenham retorno sobre o investimento em meio a tantos conteúdos distribuídos em diversos canais. Para começar é preciso traçar objetivos e nós vamos a te ajudar com alguns pontos:
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Defina os objetivos da empresa
É fundamental definir e alinhar os objetivos da empresa para que o processo não se perca no caminho, tenha um início, meio e fim bem desenhado. Quando listamos os objetivos, sabemos o que esperar em relação aos resultados, caso não sejam listados, não será possível medir o avanço do projeto.
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Quem é o seu público-alvo?
Entenda com quem você está conversando, para quem é esse conteúdo que você vai produzir. Você precisa traçar uma persona, saber tudo sobre ela: sexo, idade, profissão, estado civil, localização, hobbies, classe social. Mas não podemos ficar presos só nessas informações da persona, é preciso ir além: em que fase da vida essa pessoa está? ela está casada, se divorciou, tem filho recém nascido, seu filho está se formando? As respostas para essas perguntas vão dizer exatamente como deve ser a comunicação com essa pessoa.
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Defina os canais de distribuição
Sua estratégia precisa prever quais serão os canais utilizados, por onde os conteúdos serão publicados. O Marketing de Conteúdo é muito associado a blogs, mas é importante entender que só isso não é o suficiente. As redes sociais entram como uma ferramenta muito forte, por meio delas é possível divulgar o conteúdo publicado com o objetivo de transferir a audiência para site ou blog. Os e-books também são uma fonte rica e não devem ficar de fora da estratégia, assim como vídeos, artigos e infográficos.
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Faça um calendário de publicações
Você precisa saber o que e quando vai ser publicado. Estabelecer um calendário vai ajudar a visualizar todas as suas ideias e que elas façam sentido para as pessoas que estão recebendo o conteúdo. Decida o que vai ser publicado para cada fase da sua persona, em qual(s) canal(s) vai ser publicado, escolha o formato e estratégias de divulgação e mantenha a frequência.
Para fazer marketing de conteúdo o empreendedor precisa saber com quem está falando, conhecer o mundo digital, ter pensamento criativo, analítico e ter domínio dos conceitos de marketing digital. Neste artigo tem algumas dicas que podem te ajudar.
Seja bem-vindo a esse universo, desejamos sucesso nessa jornada!
Um abraço,
Ge Jacques.