Criar conteúdo nas redes sociais não pode ser encarado como uma obrigação e muito menos ser encarado como o salvador do seu faturamento. Quando criamos conteúdo precisamos pensar no nosso PROPÓSITO MAIOR.
Observe como está sendo o retorno nos comentários, eles sempre nos dão uma direção, se estamos no caminho certo. Esse propósito maior faz com que antes de fazer uma sequência de STORIES eu PENSE, PLANEJE e ILUSTRE o conteúdo de uma forma que o objetivo vai ser alcançado. O carinho que colocamos no nosso conteúdo é percebido, e sabemos pelos feedbacks!
As marcas/perfis precisam se comportar como se fosse amigos próximos, criar uma relacionamento que seja prazeroso de acompanhar. Com um engajamento maior até um público que tu nem imaginava pode se interessar pelo teu negócio e passa a ser um admirador do teu trabalho.
Esse relacionamento que se estabelece pelas redes é como uma conversa onde duas pessoas falam e escutam. Então é necessário haver essa resposta, e se pensar o conteúdo de forma a obter uma resposta.
Muitas vezes eu falo nos vídeos “essa é a forma que eu faço, quem sabe tu se identifica”, porque eu não estou aqui dando lições de vida e sim compartilhando minha experiência e minha bagagem. O que funciona para mim pode funcionar para você, eu talvez você tenha mudado um pouco o que eu falei e deu certo.
Não é a primeira vez que aqui na Conteúdo Ativo reforçamos que não podemos medir sucesso em rede social por números apenas. Você pode ter milhares de “números” te seguindo, mas eles foram impactados pelo teu conteúdo? Tu fez diferença na vida dessa pessoa? Eu acredito que ao construir um conteúdo sólido, com cuidado e dedicação o que vai se destacar é o impacto de valor que o conteúdo gerou e não tanto as quantidades de curtidas, por exemplo.
Vamos começar a pensar no conteúdo com carinho?
Abaixo listei três tópicos que uso no meu cotidiano e podem servir de inspiração para você.
✔ PENSE – Antes de postar sempre pense: “como vou passar esse conteúdo de forma clara?” Tu pode falar/desenhar/usar fotos/usar vídeos e, pensa: “vai ajudar mesmo minha persona?”
O que acontece é que as vezes algo que é legal para mim pode não ser para minha persona. Quando estamos sempre de olho na persona fica mais fácil não cair só naquilo que é minha zona de conforto. Precisamos nos desafiar a gerar conteúdo mais relevante e não só aquele que me sinto confortável fazendo.
Neste outro artigo eu falo mais sobre persona e como vai nos ajudar a criar o conteúdo.
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✔ PLANEJE – Vai usar papel? Vai usar quadro? Precisa de caneta? Deixa tudo que tu precisa perto. Se precisar deixar algo semipronto, faz antes.
O planejamento é um dos pontos mais delicados quando se fala de produção de conteúdo. Sabemos que nosso dia a dia é atribulado e que muitas vezes as coisas para todas contribuir para tu sair do plano inicial. Acontece. E é normal vez ou outra a gente sair do planejado, mas isso faz parte do plano também. Então dedique um tempo para planejar o seu conteúdo, a forma como você vai passar e muito importante, invista tempo e produzir e deixar pronto esse conteúdo. Você ganha tempo no futuro e já contorna os imprevistos.
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✔ ILUSTRE – Lembre-se, as pessoas são visuais. Quando desenhamos ou mostramos exemplos, o conteúdo fixa melhor, afinal queremos que nosso seguidor tenha ideias novas e aprenda com a gente.
As redes sociais como o Instagram começaram focadas justamente em compartilhar imagens. Aqui mesmo na Conteúdo Ativo criamos posts só com texto, sim. Mas sempre pensando no aspecto visual como uma forma de agregar valor a mensagem. Os elementos visuais não são apenas estéticos, e sim reforçam a mensagem.
Acredito que seguindo esses 3 passos o teu conteúdo vai ter outra cara e outro engajamento! Te desafio a testar e me dizer qual foi resultado. Topa?
Um abraço
Mari Gonçalves