GATILHOS MENTAIS NO MARKETING DIGITAL

GATILHOS MENTAIS NO MKT DIGITALVou escrever aqui hoje sobre algumas ferramentas linguísticas chamadas gatilhos mentais. Os gatilhos são o uso de palavras-chave no seu texto, que visam gerar um resultado esperado. E quais são esses resultados? Basicamente são dois:

  • Chamar a atenção;
  • Gerar uma ação.

Desta forma, estes gatilhos servem muito aos objetivos do marketing e mais especificamente como vou tratar aqui, aos objetivos do marketing digital. Se você tem uma empresa, quer vender seu produto ou serviço. E para isso você precisa primeiro chamar a atenção das pessoas para o que você oferece e em segundo lugar gerar uma ação, que seria efetuar a compra. Porém em se tratando de marketing digital a ação que você quer gerar pode ser:

  • Clicar em um link;
  • Preencher um formulário;
  • Visitar um site;
  • Escrever um comentário e muito mais. 

Mas como os gatilhos mentais funcionam?
Nosso cérebro é “programado” para identificar certas palavras ou frases que chamam a atenção. Através de inúmeros processos psicológicos essas palavras ativam regiões do cérebro voltadas à atenção, surpresa, prazer, etc. Ou seja, as palavras estimulam esses sentimentos, fazendo o texto ser atrativo. O gatilho faz uma promessa que esperamos que seja cumprida. Isso é muito importante e vou explicar mais adiante. Em um segundo momento queremos que as pessoas façam uma ação. Os gatilhos novamente ativam partes do cérebro responsáveis por realizar aquela ação. Então essas palavras direcionam o público a seguir um caminho que escolhemos.

Mas aqui temos dois aspectos muito importantes que não podem faltar quando usamos os gatilhos mentais: ÉTICA E HONESTIDADE.

Ética: queremos persuadir a pessoa a realizar uma ação. Mas isso é muito diferente de manipular a pessoa. Vocês já devem ter ouvido a expressão “chantagem emocional”. Nada mais é do que usar um gatilho, algo que toca profundamente outra pessoa, mas de forma a atingir apenas os seus próprios interesses. Quando fazemos nosso marketing, estamos buscando uma relação comercial. E nessa relação os dois lados precisam ganhar. O consumidor recebe um benefício com seu produto ou serviço e o empresário recebe um retorno financeiro. Isso é totalmente legítimo. Por isso o uso ético dos gatilhos é essencial para você não manipular as pessoas que terão prejuízo e apenas você ter ganhos.

Honestidade: Os gatilhos mentais muitas vezes pressupõem uma promessa e uma recompensa. Eu chamo a sua atenção, você toma uma ação e em troca eu recebo um benefício. Mas nunca prometa algo que não pode cumprir. Se você diz: “com esse produto você emagrece 10 quilos em 30 dias”, isso é uma promessa e com certeza você não pode cumprir isso por vários motivos. Mas se você usar essa mesma chamada na sua comunicação deve explicar em algum momento que a pessoa PODE emagrecer 10 quilos e que isso vai depender do organismo e esforço de cada um. Nesse caso você está sendo honesto e transparente.

Os gatilhos mentais se dividem em diversas categorias, e dentro de cada uma existem diversas palavras-chave. Não vou me aprofundar nas categorias e sim nas palavras e no resultado que buscam atingir. Segue uma lista abaixo:

7 FRASES QUE IMPLICAM EXCLUSIVIDADE
-Apenas membros

-Matrículas encerradas

-Seja um dos poucos

-Obter antes de todo mundo

-Seja o primeiro a saber

-Somente para convidados

-Participe da lista vip

A exclusividade faz cada pessoa se sentir única. Em um mundo em que somos expostos a tanta comunicação massiva, participar de algo exclusivo é um diferencial que chama a atenção e pode gerar um ação, como preencher um formulário de inscrição para a turma exclusiva “X”, por exemplo.

7 PALAVRAS QUE IMPLICAM CURIOSIDADE

-Controverso

-Revelado

-Conheça

-Proibido

-Privado

-Segredo

-Tabu

O uso dessa palavras para gerar atenção é bem óbvio, mas funciona. Algo que é revelado implica um surpresa e surpresas chamam a atenção porque saem do lugar comum. Funciona muito bem em títulos de email, entre outros.

7 PALAVRAS/FRASES QUE IMPLICAM SIMPLICIDADE

-Passo a passo

-Simples

-Caminho mais curto

-Atalho

-Sistema eficaz

-Rápido

-Eficiente

Em um mundo tão corrido e em que buscamos informação que seja útil mas de forma rápida, o uso dessas palavras vai gerar atenção e ação. Funcionam muito bem em títulos, mas você pode usar a qualquer momento no seu texto.

Esses são apenas alguns exemplos, pois existem muitos outros que posso abordar em outros artigos, se vocês quiserem.

Última dica
Os gatilhos mentais são ferramentas linguísticas como falei antes, portanto eles podem ser usados tanto nas palavras escritas, como nas faladas. Então incorpore nos assuntos dos emails, descritivos de redes, textos para seu blog…enfim em tudo que você escrever. Claro eles precisam ser coerentes com o que você oferece. E também use bastante nos seus vídeos e até mesmo nas suas falas do dia a dia.

Agora quero saber: você já usa os gatilhos mentais? Já conhecia? Quer saber mais sobre eles?
Visite nossas redes sociais e vamos conversar.

Tudo de bom.
Ricardo Reis
Conteúdo Ativo

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] assim consequentemente haver engajamento. Outro artigo aqui no site que pode te interessar é sobre Gatilhos Mentais no Marketing Digital. […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *